Neste ano, duas professoras vencedoras da 10ª edição do Prêmio Professor Exemplar usufruíram da recompensa oferecida nessa ação.
Cecília Lopes Plens de Oliveira, professora da EMEF (R) Posto Rancho Tibiriçá, de Paranapanema, conquistou o terceiro lugar, que lhe deu direito a uma viagem nacional com acompanhante, mais despesas pagas. O local escolhido foi a bela cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
“A viagem foi maravilhosa! Fui com a minha sobrinha, pudemos conhecer várias praias locais e ainda tivemos a oportunidade de visitar João pessoa, na Paraíba”, comenta Cecília.
Para chegar a esse paraíso, no entanto, a vencedora do prêmio teve que percorrer um ano de grandes esforços com os alunos. “Dificuldades sempre surgiram e foi preciso ter o compromisso para fazer a diferença.”
Cecília conta que criou condições favoráveis de estudo e utilizou recursos didáticos variados durante o desenvolvimento das aulas para facilitar o aprendizado e alcançar seu objetivo.
No comando de uma turma de repetência, em que boa parte dos estudantes encontrava dificuldades para manter frequência nas aulas devido à mobilidade difícil, o sentimento de orgulho veio ainda mais forte. “Essa premiação é o reconhecimento e a oportunidade de mostrar a qualidade do trabalho que nós professores realizamos”, ressalta agradecida.
O segundo lugar da premiação foi desfrutado neste ano pela professora Eunice de Oliveira Pereira da Silveira, da EMEF (R) Serrinha da Prata, também de Paranapanema. Ela ganhou uma viagem para qualquer país da América Latina e escolheu como destino Punta Cana, na República Dominicana.
Eunice conta que o passeio, feito em companhia do marido, foi inesquecível. Um lugar paradisíaco, com águas cristalinas, palmeiras imponentes e belas ilhas – uma delas, a Ilha Samoa, foi cenário para a gravação do famoso filme A Lagoa Azul.
Essa viagem cinematográfica, e mais que merecida, foi conquistada após um longo trabalho que envolveu muita dedicação e diversos desafios. Durante o ano, foram aplicados de forma sistematizada os conteúdos propostos no regulamento e complementados com atividades lúdicas para reforçar o aprendizado de forma leve. “Os alunos também fizeram a parte deles; aqueles que sabiam mais estavam sempre procurando ajudar os colegas.”
O Instituto Rubens Meneghetti parabeniza, mais uma vez, as professoras pelos excelentes resultados e orgulha-se de poder proporcionar momentos recompensadores como esses, que ficarão na memória.