Neste ano a professora Rosemeire Wisky, da EMEF Professor Antônio de Freitas Filho, de Itaí, usufruiu da viagem que ganhou na 9ª edição do Prêmio. O ótimo trabalho desenvolvido com os alunos lhe rendeu uma viagem nacional com acompanhante e $500.00 para despesas.
O Instituto Rubens Meneghetti valoriza a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas de alguns municípios do interior de São Paulo, destacando e premiando o crescimento educacional das cidades participantes, por meio do Prêmio Professor Exemplar.
Neste ano a professora Rosemeire Wisky Silva usufruiu da viagem que ganhou na 9ª edição do Prêmio, em 2012. Na ocasião, lecionava no 2º ano 5 da EMEF Professor Antônio de Freitas Filho, na cidade de Itaí. O ótimo trabalho desenvolvido na classe lhe rendeu como prêmio uma viagem com acompanhante para qualquer lugar do Brasil, à sua escolha, mais $500.00 para suas despesas.
A equipe do blog Permita-se viver conversou com a professora, que nos contou um pouco sobre a experiência que teve e sobre o desenvolvimento da turma, responsável por sua vitória.
O destino escolhido foi a cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A experiência foi única, já que Rosemeire nunca havia voado antes.
Sobrevoar a bordo de um avião lhe trouxe um misto de sentimentos: receio, expectativa, mas também a sensação de liberdade e alegria de poder gozar do seu merecido prêmio.
Em companhia do seu marido, pôde conhecer lugares fantásticos: “Fomos visitar a praia de Camurupim, a Fortaleza dos três Reis Magos e conhecemos o Cajueiro de Pirangi do Norte – a maior árvore frutífera do Planeta Terra”, e acrescentou: “a viagem foi ótima! Tudo deu super certo e foi extremamente gostoso e divertido”.
Rosemeire acredita que a premiação é de grande valia para a rede pública de ensino e que gera satisfação pelo reconhecimento de um trabalho e consequentemente mais motivação para continuar. “Nós professores reinventamos diariamente nosso fazer pedagógico em busca de novas fronteiras para a educação, superamos limites, contornamos dificuldades e é muito gratificante o reconhecimento dos resultados numa época em que há tanto desencanto com a carreira docente.”, comenta.
A professora conta que na época em que ganhou o terceiro lugar do Prêmio Professor Exemplar, focou bastante na metodologia do Círculo de Cultura, que tem suas origens nas contribuições deixadas por Paulo Freire, para estimular o desenvolvimento da classe.
Nesse método, todos aprendem e ensinam. Trabalham com relações entre pares, formando um círculo de modo que possam se olhar nos olhos, dialogar, partilhar entendimentos e construir juntos uma solução.
Todo o trabalho rendeu bons frutos à professora: o orgulho de ver o ótimo desempenho da sala ao longo do ano e saber que colaborou para a qualidade da educação dessas crianças, receber a recompensa por sua dedicação e poder fechar sua carreira com esse grande feito, já que se aposentou no ano seguinte.
“Foi com indescritível surpresa e satisfação que recebi a notícia sobre o prêmio que me proporcionou uma forte emoção, admiração, reconhecimento pelo bom desempenho e motivação. Encerrei minha carreira de educadora com chave de ouro!”, lembra a professora com alegria.
“Só tenho a agradecer mais uma vez ao Instituto Rubens Meneghetti e toda sua equipe envolvida nesta iniciativa de valorização do professor através do Prêmio Professor Exemplar. Que vocês possam replicar esse sentimento, que ficará para o resto da minha vida no meu coração.”
Confira algumas fotos dessa viagem: