Notícias

Notícias do Estudante Notícias do Educador Todas as Notícias
 
Prêmio Olimpíadas Literárias

Prêmio Olimpíadas Literárias

 
Realizadas pelo Instituto Rubens Meneghetti, as Olimpíadas Literárias têm o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os estudantes de 6ª a 9ª ano do ensino fundamental da rede pública dos municípios convidados.
 
 
Em sua nona edição a final das Olimpíadas Literárias foi um grande sucesso, alcançando o seu objetivo com os participantes, que, em cada etapa, se dedicaram ao estudo e ao prazer da leitura.
 
Realizadas pelo Instituto Rubens Meneghetti, as Olimpíadas Literárias têm o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os estudantes do 6ª a 9ª ano do ensino fundamental da rede pública dos municípios convidados.
 
Nesse ano de 2013 o formato das Olimpíadas foi alterado para duas etapas: a primeira foi municipal e a segunda, intermunicipal.
 
A primeira fase ocorreu no primeiro semestre, entre classes do mesmo município e série, sorteadas pelo IRM. Participaram 107 classes, com aproximadamente 3.200 alunos. 
Para a segunda fase integraram a competição cultural 28 classes de escolas dos municípios paulistas de Paranapanema, Arandu, Águas de Santa Bárbara, Pardinho, Porangaba, Quadra e Cesário Lange, reunindo cerca de 840 alunos.
 
Com muito empenho e preparação, a classe vencedora foi a turma do 7º ano da escola EMEF Holambra II, de Paranapanema.
 
A professora Joselma Maria Abreu Albuquerque descreve como foi a emoção vivida no decorrer e na entrega do prêmio escolhido: “Na primeira etapa a equipe apresentou o alcance de 9,65 pontos, ficando em segundo lugar, mas foi campeã na própria escola. O convite para participar da fase intermunicipal foi o estímulo para darmos tudo de nós”.
 
Joselma contou que os estudos foram intensos e produtivos. Os alunos praticaram a leitura compartilhada: cada um lia e fazia o uso da palavra; quando terminava a sua parte escolhia outra criança para continuar. Ao final todos debatiam sobre as histórias, formulando questões para provas entre si.
 
“No grande dia da prova todos estavam eufóricos e ansiosos por colocar em prática o que estudaram. Ficamos na expectativa do resultado. E ele chegou quando eu tinha acabado de falar a eles que nosso dia estava chegando e que agora seria a nossa vez”, declara a professora.
 
A entrega foi realizada na escola da turma vencedora, EMEF Holambra II, e como prêmio os alunos escolheram um tablet, que foi aguardado por eles com muita ansiedade.
 
A alegria foi tamanha e era notória a emoção das crianças, que pareciam não acreditar no recebimento do prêmio.
 
#Educador
Ir para o topo Ir para o topo