Notícias

Notícias do Estudante Notícias do Educador Todas as Notícias
 
A importância do hábito da leitura na infância

A importância do hábito da leitura na infância

 
O hábito da leitura possui forte influência e grande importância na vida de qualquer pessoa, especialmente das crianças.
 
É na infância que começa a curiosidade pelo mundo que nos cerca; nesse momento a leitura passa a ser primordial para o desenvolvimento cultural e de valores na vida da criança.
 
A leitura facilita a alfabetização e a memorização da grafia correta. Os livros estimulam a imaginação e a formação de ideias, através das histórias e dos personagens. Assim, a criança se diverte e aprende como ler é importante e prazeroso.
 
Nessa fase, o incentivo dos pais, e também dos professores, é de extrema importância.  A Academia Americana de Pediatria (AAP), pautada em estudos, passou a orientar as famílias que leiam para os filhos, especialmente para menores de três anos de idade. Isso porque foi concluído que a exposição à leitura desde pequeno contribui para o desenvolvimento cerebral, ajuda a ter um melhor desenvolvimento escolar no futuro e estreita os laços familiares. 
 
A formação como leitor nesse período é fundamental para a construção de uma sociedade melhor, desenvolvendo o caráter, comunicação e liderança.
 
Você, professor, pode colaborar de diversas formas para o desenvolvimento dos alunos: orientando os pais a ler para os filhos, promovendo a leitura em sala de aula e, inclusive, inscrevendo sua classe nas Olimpíadas Literárias promovida pelo Instituto Rubens Meneghetti, conforme regulamento.

 
Olimpíadas Literárias
 
O Instituto Rubens Meneghetti criou as Olimpíadas com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os estudantes do 6º ao 9º ano da rede pública, dos municípios convidados.
 
A primeira etapa ocorre no primeiro semestre, através de desafios entre classes do mesmo município e série, sorteadas pelo IRM. Cada uma delas será ao mesmo tempo desafiante e desafiada.
 
Na condição de desafiante, a classe lerá um livro por ela escolhido e fará perguntas à outra sobre este livro. Na condição de desafiada, esta responderá perguntas formuladas pela outra classe a respeito do livro escolhido.
 
Para motivar os alunos, a classe que mais fizer pontos em cada município será premiada com uma viagem a um parque temático.
 
Os professores também concorrem a prêmio em dinheiro e são importantes incentivadores dos alunos.
 
Para saber mais, acesse aqui.
 
#Educador
Ir para o topo Ir para o topo