Notícias

Notícias do Estudante Notícias do Educador Todas as Notícias
 
Todo dia é dia da árvore

Todo dia é dia da árvore

Nesta semana - em 21 de setembro - foi comemorado o Dia da Árvore, data escolhida para fazer uma pausa e se conscientizar sobre a necessidade de preservar uma das nossas maiores riquezas naturais. Mas, como essa conscientização deve ser diária, que tal aproveitar para fazer atividades com os alunos que envolvam esse nosso bem da natureza?

Diversas atividades podem aproximar as crianças das árvores de forma divertida, envolvendo brincadeiras ao ar livre e transportando a sala de aula para a sombrinha produzida por suas folhas. Se não houver árvores no pátio da escola, organize um passeio a um parque ou uma praça!

Conte para os alunos por que elas são importantes para o meio ambiente e para nossas vidas.
 
Peça para eles desenharem árvores. Outra opção é pintar, fazer colagens ou confeccioná-las com casca de lápis. Depois, pendure os desenhos em um varal na sala de aula.
 
Leia uma história para eles debaixo da árvore ou cante músicas ligadas ao tema.
 
Façam um piquenique. Leve uma toalha grande, a cesta típica e ofereça frutas para as crianças, ressaltando que foi a árvore quem proveu o lanchinho. Isso tornará muito mais interessante o hábito de consumir frutas. 
 
Reguem as plantinhas juntos para despertar neles o senso de cuidado e preservação da natureza.  
 
Plantem uma semente para dar vida a uma nova árvore. Se for em local público, é importante conversar antes com a Secretaria do Meio Ambiente da cidade. Se for na escola, informe-se com a coordenação.
 
Peça para que todos façam um círculo em volta da árvore e deem nela um abraço coletivo. Além de estimular a sociabilização, esse contato, segundo estudos, faz bem à saúde e revigora energias.
#Educador
Ir para o topo Ir para o topo