Notícias

Notícias do Estudante Notícias do Educador Todas as Notícias
 
Saiba como estimular a criatividade

Saiba como estimular a criatividade

É verdade que algumas pessoas parecem ter nascido com o dom da criatividade. Você dá uma simples dica para um publicitário, por exemplo, e ele a desenvolve, transformando aquilo em algo magistral, supercriativo e funcional. Mas fique tranquilo, esse não é um privilégio restrito a uma classe, tampouco está no sangue ou vem de berço; a criatividade é para todos!

Segundo especialistas, é possível ser mais criativo com muito preparo e realização de treinos. Basta estimular o cérebro, fazendo-o sair da zona de conforto, para evidenciar todo o seu potencial e melhorar sua saúde mental.

Ter novas ideias nos possibilita viver com mais qualidade. Constantemente precisamos de novos desafios, ampliar os horizontes, enxergar sob nova ótica, buscar soluções diferentes para os problemas do dia a dia, e é aí que a criatividade nos diferencia.

Há diversas formas de exercitar a criatividade. Algumas bastante conhecidas, como registrar todas as ideias que tiver, ser mais atencioso, fazer passeios culturais, ler, assistir filmes (principalmente de ficção científica ou contos), ser mais observador, entre tantas outras. Mas vamos, a seguir, ampliar as possibilidade e dar mais algumas dicas bacanas:
 


Desbloqueie as barreiras mentais

É preciso estar predisposto a abrir os caminhos da criatividade. Para começar, crie uma distância (imaginária) entre a sua realidade e as suas ideias, de modo que seus sentimentos e as coisas em que você normalmente acredita que não sejam barreiras para o processo criativo. Assim, é mais fácil enxergar novos horizontes.

As ideias criativas refletem a alma do seu criador. Daí a importância de ter uma mente aberta para inovar e dar vazão à criatividade.
 


 
Coloque seus sonhos no papel

A atividade cerebral durante o sono costuma ser relacionada à fixação da memória e do aprendizado. Escrever ou desenhar todo o contexto do seu sonho significa trazer os registros para o seu consciente, estimulando assim a criatividade.
 


Sonhe acordado

Essa ação permite que o cérebro encontre novas maneiras para resolver situações do dia a dia, além de dar asas à imaginação.
 


Amplie as fronteiras da amizade

Conhecer pessoas e outras culturas proporciona novos aprendizados e formas de pensar diferentes das habituais.
 


Adivinhações

Tente adivinhar distâncias, medidas e peso dos objetos ou o tempo de duração de alguma atividade. Além de forçar seu cérebro a pensar, isso te dará uma noção mais ampla das coisas.
 


Imaginação, ativar!

Liste algumas situações que você julgue impossíveis de acontecer; depois, deixe a imaginação fluir, tanto quanto a de uma criança pequena, e encontre maneiras de torná-las possíveis.

Você também pode pensar sobre como alguns objetos foram inventados ou ainda selecionar um assunto e estipular 10 novas ideias sobre ele, sem pensar se elas fazem, ou não, algum sentido. Pode parecer bobeirinhas, mas com esses treinos é possível se surpreender.
 


Fuja da rotina

Quebre seus padrões e execute tarefas rotineiras de forma diferente. Vale reinventar seu caminho para o trabalho, mudar a disposição dos móveis da sua casa e até escovar os dentes com a outra mão. 
 


Plante a semente da ideia

Se você tem projetos futuros, traga-os à mente mesmo quando estiver listando as atividades mais importantes do seu dia. Essa é uma forma de plantar a semente da ideia, já que seu cérebro registrará a incumbência e aos poucos irá desenvolvendo um processo criativo.
 


Viva o lúdico

Fazer palavras cruzadas, montar quebra-cabeças e jogar jogos de tabuleiro, por exemplo, aumentam o desempenho do cérebro, melhorando o raciocínio e deixando a mente afiada.
Segundo a ciência, quanto mais se criam comunicações entre os neurônios, maiores são as possibilidades de raciocínio.

Quer saber mais? O site da revista Galileu traz três exercícios práticos muito legais para turbinar seu cérebro e fazer de você quase um Washington Olivetto, um dos publicitários mais conhecidos do Brasil! =). Clique.


 



 
#Estudante
Ir para o topo Ir para o topo