Notícias

Notícias do Estudante Notícias do Educador Todas as Notícias
 
Rússia: a sede da Copa do Mundo

Rússia: a sede da Copa do Mundo

Este mês de junho vai ser especial para os amantes do futebol. A partir do dia 14, bilhões de pessoas devem parar e acompanhar as partidas da Copa do Mundo. Enquanto os melhores craques de cada país estarão em campo disputando cada bola, muitos estarão torcendo de casa.

Mas o evento também é uma boa oportunidade para conhecermos mais sobre o país-sede de cada edição. E se em 2014 recebemos todos aqui no Brasil, este ano a competição acontece do outro lado do mundo: na Rússia, que é, talvez, um dos países mais peculiares do planeta.

Por isso, o IRM traz algumas curiosidades para você chegar sabendo tudo – ou quase tudo – sobre essa terra gelada que fica a 14 mil quilômetros daqui:
 
  1. 1) A Rússia é o maior país do planeta em extensão territorial, tendo o equivalente a duas vezes a área do Brasil!
  2.  
  3. 2) Os russos não usam um alfabeto como o nosso. Por lá, é utilizado o alfabeto cirílico. Isso faz com que um simples “oi” se escreva “привет”, que tem a pronúncia “privet”. Se quiser agradecer em russo, é só falar “Спасибо”, que se pronuncia “spassiba. Tudo isso para dizer “obrigado(a)”. Fácil, não?
  4.  
  5. 3) Ainda bem que a Copa do Mundo será disputada durante o fim da primavera e o início do verão russo, porque no inverno, as temperaturas no país podem atingir os -50ºC!
  6.  
  7. 4) O país tem belos exemplares de arquitetura, como a Catedral de São Basílio, em Moscou, que está na imagem de destaque desta matéria. Linda!
  8.  
  9. 5) A culinária russa é uma das mais diversificadas do mundo, justamente por conta da sua enorme extensão territorial, apresentando uma conexão entre as cozinhas oriental e ocidental. Os russos costumam admirar muito sabores agridoces, e por lá caviar é bem comum. Se você nunca viu, nem comeu, só ouviu falar, saiba que na Rússia ele costuma ser consumido até em lanchinhos da tarde.
  10.  
  11. 6) Por seguir as tradições do cristianismo ortodoxo, por lá o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro.
  12.  
  13. 7) O fuso-horário de Moscou, capital do país, está 6 horas à frente do horário de Brasília.
  14.  
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Rússia, é só preparar a pipoca e o refrigerante para torcer durante a Copa do Mundo. O Brasil estreia no dia 17 de junho, domingo, às 15h, contra a Suíça. Depois, joga no dia 22, às 9h, contra a Costa Rica. O último jogo da primeira fase é no dia 27 de junho, também às 15h, contra a Sérvia.
#Estudante #Educador
Ir para o topo Ir para o topo