Notícias

Notícias do Estudante Notícias do Educador Todas as Notícias
 
Jogos de tabuleiro e o aprendizado infantil

Jogos de tabuleiro e o aprendizado infantil

A prática de jogos de tabuleiro desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisão. Para o público infantil, o aprendizado por meio dos jogos é estimulado ainda mais.

Considerados excelentes suportes pedagógicos, os jogos de xadrez, damas e gamão relacionam diversas disciplinas escolares, como a Matemática, História, Geografia e até mesmo Ética. É o que explica a Associação Brasileira de Esportes Intelectuais (Abrespi).

Na Matemática, o que é explorado no tabuleiro é a movimentação das peças, que são associadas à Geometria e suas dimensões.  Na História, a origem dos jogos, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e políticos. Na Geografia, pode ser abordada a localização onde os jogos eram praticados.

Quanto à Ética, o valor das regras e o respeito mútuo entre o jogador e seu oponente são levados em consideração.

O melhor de um jogo de tabuleiro é que, além de divertir todo mundo, ele amplia a memória e o raciocínio lógico, o que é considerado muito bom para o desenvolvimento.

Na hora da brincadeira, trabalha-se também a comunicação verbal e a interação social. É pensando nas jogadas que o cérebro se exercita, como uma musculação intelectual.

Por isso, muitas escolas estimulam as crianças com competições. Então, que tal aproveitar todos os benefícios que esses jogos proporcionam? E você, professor, que tal incentivar a prática dos alunos?
 
Olimpíadas do Tabuleiro

Criadas em 2005 pelo Instituto Rubens Meneghetti, as Olimpíadas do Tabuleiro têm o objetivo de divulgar e incentivar a prática do xadrez, damas e gamão para alunos do 6º ao 9º ano do ensino público dos municípios convidados pelo Instituto.
 
Visite a página das Olimpíadas do Tabuleiro e acesse o regulamento para saber como participar. Clique aqui.



Foto: Shutterstock 
#Estudante #Educador
Ir para o topo Ir para o topo Ir para o topo