Notícias

Notícias do Estudante Notícias do Educador Todas as Notícias
 
Escola Estadual Paulo Delício está novamente entre as melhores no xadrez

Escola Estadual Paulo Delício está novamente entre as melhores no xadrez

Dia 19 de novembro é o Dia Mundial do Xadrez, comemorado no dia do nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas e o único hispano-americano Campeão Mundial. 

O jogo é muito difundido nas escolas, já que desenvolve habilidades ligadas à memória, concentração, tomada de decisão, versatilidade, respeito ao adversário, planejamento, responsabilidade e muito mais. 

E é com orgulho, que nesta data, divulgamos mais vitórias da Escola Estadual Paulo Delício, que representou Águas de Santa Bárbara nas competições de xadrez dos Jogos Escolares do Estado (JEESP).

A escola também participa das Olimpíadas do Tabuleiro, promovidas pelo Instituto Rubens Meneghetti, que incentiva os alunos a se engajar e se desenvolver em atividades variadas. “A participação desses alunos vem desenvolver a capacidade de raciocínio lógico, atenção, espírito esportivo, entre outros ligados direta ou indiretamente com a modalidade de xadrez”, relata o professor Giovanni Neves Bortotti, responsável pelo andamento do projeto de xadrez.

No JEESP, a equipe mirim (13 a 14 anos) conquistou na primeira fase na Diretoria de Avaré a primeira colocação com as equipes masculinas e femininas e na competição individual masculina. Na segunda etapa realizada em Águas de Santa Bárbara, valendo pela fase Regional de Sorocaba, a equipe masculina foi campeã e conquistou a vaga nas finais estaduais. 

Os alunos Peterson Kralik Prado, Diego Souza Rocha, João Pedro Santos de Oliveira e Augusto Lieck representaram bem a região ficando em sexto lugar no estado. 
A categoria infantil (15 a 17 anos) também fez bonito e foi campeã no individual feminino com a aluna Vanessa Ribeiro dos Santos. O individual masculino e as equipes masculinas e femininas conquistaram o segundo lugar.  
Na segunda fase, realizada em Águas de Santa Bárbara, a aluna Vanessa conquistou a primeira colocação, juntamente com as equipes da ETEC de Avaré, sendo as representantes da região de Sorocaba nas finais do JEESP realizada em Taquaritinga. A escola Paulo Delício ficou com a sétima colocação, enfrentando as melhores enxadristas das escolas estaduais do estado de São Paulo.

Além desses alunos que conquistaram e vem conquistando ao longo dos anos excelentes resultados, a escola possui um projeto de Atividades Curriculares Desportivas de Xadrez que abrange cerca de aproximadamente 40 alunos que participam toda semana de treinamentos para aprimorarem suas habilidades.

A escola participa ainda de outras modalidades como voleibol, futsal, tênis de mesa e atletismo nos JEESP, obtendo bons resultados dentro e fora de quadra, formando cidadãos responsáveis e respeitadores de regras e normas da sociedade. 


#Educador
Ir para o topo Ir para o topo