Notícias

Notícias do Estudante Notícias do Educador Todas as Notícias
 
Dia dos Pais: como e quando essa data surgiu?

Dia dos Pais: como e quando essa data surgiu?

É verdade que o Dia dos Pais não tem tanto apelo quanto o Dia das Mães. Afinal, como costumam dizer: mãe é mãe, né? (risos) Porém, isso não tira a devida importância da data dos pais. Mas você sabe como ela surgiu?

A história mais conhecida e divulgada data de 1909, quando uma jovem americana, ao ouvir um discurso de Dia das Mães, resolveu criar uma data para homenagear também os pais, tendo como o foco o seu próprio pai, do qual sentia muito orgulho por ter criado ela e seus cinco irmãos após perder a esposa, que não resistiu ao dar à luz ao sexto filho. Marcou então a comemoração para o dia do aniversário dele, 19 de junho. O gesto da jovem mobilizou outras pessoas e se alastrou pelos Estados Unidos.

Em 1953, a comemoração chegou ao Brasil. O publicitário Sylvio Behring pensou em associar o 16 de agosto, dia de São Joaquim – considerado o patriarca da família – aos pais. Foi neste dia em que a data foi comemorada pela primeira vez. Já nos anos seguintes, foi decidido que o Dia dos Pais deveria ser celebrado em um domingo. Mais especificamente, no segundo do mês de agosto.

Não existe uma data única para comemorar o Dia dos Pais no mundo inteiro. Nos Estados Unidos, “berço” da criação da data comemorativa, a celebração acontece no terceiro domingo de junho, mesmo dia que em países como Canadá, França e Japão. Há também o 23 de fevereiro na Rússia, o primeiro domingo de setembro na Austrália, entre várias outras espalhadas por aí.

Mas, independentemente do dia, esta comemoração deve servir como inspiração para lembrarmos e reconhecermos o quanto eles são ou foram importantes na nossa vida.

Desejamos a todos as famílias um Feliz Dia dos Pais!
#Estudante #Educador
Ir para o topo Ir para o topo