Dicas

Filtre abaixo

 
Descubra as principais qualidades de um professor excelente

Descubra as principais qualidades de um professor excelente


Para serem profissionais excelentes e contribuírem profundamente na formação dos alunos, professores devem desenvolver certas qualidades e características. Conheça quais qualidades são essas e o que você deve fazer para cultivá-las:

1 – Preocupação
Professores excepcionais se preocupam com o bem-estar e felicidade dos seus alunos. Para isso, eles devem conversar com os estudantes, conhecer um pouco da vida pessoal de cada um e levar em consideração os problemas que eles tiverem em casa.

2 – Comunicação
Para ser um professor exemplar é necessário desenvolver a capacidade de se comunicar de maneira eficaz e clara com os seus alunos, tanto para ensinar o conteúdo da disciplina, quanto para dar feedbacks e conversar com eles.

3 – Pensar “fora da caixa” 
Pensar " fora da caixa" é uma habilidade essencial para os professores. Ter ideias fora do padrão de pensamento e aplicá-las em suas aulas fará com que você seja marcante para os seus alunos.

4 – Proatividade
Ter a iniciativa de resolver problemas e encontrar estratégias melhores para as aulas é o papel de um ótimo professor. O processo de aprendizado e ensinamento não é passivo: todos devem estar ativamente envolvidos.

5 – Multimídia
Utilizar recursos multimidia na sala de aula é uma ótima maneira de ser inovador e atrair a atenção dos alunos. Busque por imagens, vídeos, documentários, músicas, etc., que façam os estudantes aprenderem de uma forma diferente.

6 – Desafios
Professores excelentes não ficam satisfeitos em apenas ensinar: eles também precisam desafiar seus alunos a terem novos raciocínios e padrões de pensamento.

7 – Paciência
A paciência é uma das características mais importantes para os professores. Entender que nem sempre os alunos entenderão rapidamente o conteúdo é essencial para que a experiência na sala de aula seja mais positiva. Por isso, educadores devem cultivar o máximo de paciência possível.

Fonte: Universia
#Educador
Ir para o topo Ir para o topo Ir para o topo