Whatsapp icon Whatsapp

A música e o desenvolvimento da inteligência

Harmonia na sala de aula.
Harmonia na sala de aula.

A evolução intelectual do aluno, para que esse tenha um desempenho significativo, requer elementos que contribuam tanto na participação do aluno quanto na estimulação para aprendizagem dos conteúdos.
A prática educativa associada à linguagem musical apresenta relevantes desenvolvimentos no aspecto de conteúdo, cognição e interação entre crianças, além de exercer papel de mediador. A teoria das inteligências múltiplas considera a música como uma delas.
Segundo Gardner (1995, pág. 21) “Uma inteligência implica na capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural.”
A inteligência musical é caracterizada pela habilidade de reconhecer sons e ritmos, ter gosto por tocar um instrumento ou cantar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando um professor realiza uma atividade com seus alunos que envolve a musicalização, propicia a eles, de acordo com a forma de aplicação, o estímulo de movimentos específicos que auxiliam na organização do pensamento, além de favorecer a cooperação e comunicação das atividades que são realizadas em grupo.
É essencial que o professor, além das atividades trabalhadas no dia-a dia em sala de aula, trabalhe de forma paralela conteúdos relacionados com as letras das músicas cantadas.

A música pode tornar o ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem, visto que propicia uma sensação diferenciada ao ambiente escolar, proporcionando satisfação àqueles que dele participam.

Publicado por Elen Cristine

Artigos Relacionados

A importância da formação contínua
As diversas áreas de competências do educador.
Ajudando o Meio Ambiente
Consciência ecológica e atitudes de preservação da natureza.
Dicas para o Vestibular
Apresentamos uma série de dicas para o vestibular, já que durante a preparação para o processo os alunos ficam bastante apreensivos.
Ensino Profissionalizante
O ensino profissionalizante está voltado para as áreas da saúde, informática, administração, comércio, educação, turismo, entre outras. Confira!
Os benefícios dos professores conectados na internet
As vantagens da interação entre educadores na rede virtual.
Profissão – A Hora da Escolha
Confira aqui alguns fatores que influenciam na escolha da profissão.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares
Nessa aula veremos o que é um polígono, nomenclaruta de um polígono e como classificá-lo em regular e irregular.