Notícias

Notícias do Estudante Notícias do Educador Todas as Notícias
 
A importância do hábito da leitura na infância

A importância do hábito da leitura na infância

 
O hábito da leitura é essencial no desenvolvimento intelectual e emocional, além de estimular a criatividade, contribuindo para sua formação.

É na infância que começa a curiosidade pelo mundo; nesse momento a leitura passa a ser primordial para o desenvolvimento cultural e de valores na vida.

A leitura facilita a alfabetização e a memorização da grafia correta. Os livros estimulam a imaginação e a formação de ideias, através das histórias e personagens. Assim, você se diverte e aprende como ler é importante e prazeroso.

Pais e professores têm um papel muito importante para esse desenvolvimento, e é recomendado que leiam para os filhos e alunos a fim de incentivar o hábito da leitura, especialmente com crianças de até três anos de idade – fase em que absorvem tudo o que veem e ouvem.  

A formação como leitor nessa fase é fundamental para a construção de uma sociedade melhor, desenvolvendo o caráter, comunicação e liderança.

Olimpíadas Literárias

Já pensou em estimular seu hábito de leitura de uma forma eletrizante e competitiva? O Instituto Rubens Meneghetti (IRM) pensou nisso e criou as Olimpíadas Literárias para os estudantes do 6º ao 9º ano da rede pública dos municípios convidados.

A primeira etapa ocorre no primeiro semestre, através de desafios entre classes do mesmo município e série, sorteadas pelo IRM. Cada uma delas será ao mesmo tempo desafiante e desafiada.

Na condição de desafiante, a classe lerá um livro por ela escolhido e fará perguntas à outra sobre este livro. Na condição de desafiada, esta responderá perguntas formuladas pela outra classe a respeito do livro escolhido.

Para motivar os alunos, a classe que mais fizer pontos em cada município será premiada com uma viagem a um parque temático.

Os professores também concorrem a prêmio em dinheiro e são importantes incentivadores dos alunos.

Ficou interessado? Converse com seu professor! Peça para ele ler o regulamento e ver o que é preciso para inscrever sua sala. Para maiores informações, acesse aqui.
#Estudante
Ir para o topo Ir para o topo