Dicas

Filtre abaixo

 
5 dinâmicas para o início das aulas

5 dinâmicas para o início das aulas

O início do ano letivo é o período que gera um misto de sensações entre os estudantes. Ao mesmo tempo em que são criadas grandes expectativas, há também o receio do novo e a dúvida sobre como serão os novos colegas, professores, conteúdo a estudar, entre tantas outras coisas.
Para fazer com que eles se soltem, sintam-se mais à vontade no ambiente escolar e fiquem mais próximos uns dos outros, uma ótima opção é aplicar dinâmicas de grupo na sala de aula.
 Que tal aproveitar o início das aulas e promover atividades animadas para deixar a garotada mais descontraída? 
Confira algumas ideias de dinâmicas e veja quais se aplicam à faixa etária da sua classe:

1. O que vou aplaudir?

Peça para que os alunos façam duplas e dê a eles temas para debaterem.  Pode ser economia de água, dengue, desemprego, reciclagem de lixo, o uso de smartphones ou  algum outro tema que será abordado no ano letivo.  Escreva-os em pedaços de papel, que deverão ser colocados em saquinhos, e também na lousa, em forma de lista.
Cada dupla deverá, aleatoriamente, pegar um papel com um tema e dizer se o aplaude ou não. Cada par deverá justificar sua opinião, de modo que os dois estudantes da vez complementem a fala um do outro. 

Essa atividade permitirá que você avalie o grau de conhecimento dos seus estudantes, a capacidade de expressão e argumentação, além de conhecê-los um pouco mais, sabendo melhor o que eles pensam. 
 
2. Balão dos sonhos

Entregue um balão e um papel para cada aluno. Peça para que eles escrevam um  sonho que queiram realizar neste ano e de que forma pretendem realizá-lo. Depois disso, todos deverão colocar o papel dentro do balão, enchê-lo e amarrá-lo.

Em círculo, peça para que eles conversem com um colega ao lado, formando duplas, e falem a respeito de seus respectivos sonhos. 
Coloque uma música e estimule-os a soltarem os balões para o alto  e brincarem com  eles  sem deixar que os sonhos caiam no chão. Transmita a ideia de que o vento está levando cada  sonho para o alto, para a imensidão, a fim de serem concretizados.

Por fim, peça para que todos se abracem dando boas-vindas aos colegas, ao ano letivo que se inicia e ao sonho que está por se tornar realidade.


  
3. Árvore das férias

Deixando a imaginação fluir, os alunos deverão criar uma árvore. Cada um receberá uma “folha da árvore” para escrever ou desenhar (no caso da turma de educação infantil) situações que descrevam como foram suas férias ou então um episódio importante que tenha ocorrido. 

Após, as folhas devem ser fixadas na árvore para que todos possam compartilhar as experiências. Essa é uma boa oportunidade para ampliar o diálogo e promover o aprendizado obtido com os relatos, como uma nova cultura, localização, sentimentos, etc.

4. Carrossel musical

Peça para que os alunos façam dois círculos com a mesma quantidade de pessoas em cada um deles. Um círculo deve ficar dentro do outro. O de dentro deve manter os alunos virados para fora, de modo que fiquem de frente para os colegas que estão no círculo de fora e possam formar duplas.

Coloque uma música e oriente-os a girar para a direita. Quando a música parar, todos deverão parar onde estão,  formar par com quem estiver de frente, dar as mãos, apresentar-se para sua dupla e responder as perguntas que você irá fazer. A ideia é permitir que os grupos saibam mais uns dos outros.

Repita o procedimento diversas vezes, alternando as músicas e as questões a serem respondidas. 

 Exemplos de perguntas:

•    O que mais te diverte nas horas vagas?
•    Como foram suas férias?
•    Qual é sua disciplina favorita e por quê? 
•    Qual é a coisa mais importante para você? 
•    Por que estudar é importante?
•    Amigo de verdade é aquele que...

A profundidade das questões pode ser aplicada de acordo com a faixa etária da turma, podendo ser utilizada, inclusive, na educação infantil. 

5. Os materiais que vamos usar

Essa dinâmica é voltada para a educação infantil. 
Esconda pela sala os materiais que as crianças irão usar ao longo do ano, como: tesoura, papel, tinta, pincel, barbante, massinha, etc. Forme duplas e oriente-as a procurar pelos objetos, dizendo se está quente ou frio, conforme a distância que estiverem desses materiais. 

Quando todos forem encontrados, questione os alunos sobre quais atividades podem ser feitas na classe com cada um dos objetos, explique suas funções e mostre como eles deverão ser guardados.

Com essa atividade você irá estimular o trabalho em equipe durante as buscas e mostrar a importância de manter o ambiente organizado.



________
Ideias de dinâmicas extraídas de:
educacao.faber-castell.com.br
selmamcarvalho.blogspot.com.br
mundojovem.com.br
#Educador
Ir para o topo Ir para o topo