Notícias

Notícias do Estudante Notícias do Educador Todas as Notícias
 
19 de abril: Dia do Índio

19 de abril: Dia do Índio

Muito antes de os portugueses chegarem ao Brasil, um povo já vivia por aqui e cuidava dessa terra tropical. Foram eles os primeiros a receber os perdidos navegantes europeus e a sofrer com a colonização, que culminou na escravidão e na catequização dos nativos. Estamos falando dos índios, que são homenageados sempre no dia 19 de abril, pela importância que tiveram na formação da sociedade brasileira.

Instituída centenas de anos depois do primeiro contato com os portugueses - mais precisamente em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas – a data tem também o propósito de conscientizar e discutir a respeito da situação em que se encontram hoje.

Divididos entre o isolamento e o mundo moderno

Atualmente, a população indígena do Brasil representa menos de 1% do total de habitantes do país. De acordo com o último Censo realizado pelo IBGE, em 2010, são aproximadamente 896 mil indígenas vivendo em terras brasileiras, com 305 etnias identificadas e 274 línguas diferentes reconhecidas. Não por acaso, há uma infinidade de palavras herdadas deles na nossa língua portuguesa, dando nome a frutas, como abacaxi e abacate, e cidades, como Paranapanema e Porangaba, por exemplo.

Ainda de acordo com o IBGE, uma parte da população, composta por cerca de 300 mil índios, vive integrada à zona urbana, mas a maioria ainda mantém suas tradições na zona rural. São mais de 500 mil indígenas vivendo em áreas de mata, afastados de cidades ou grandes centros. Parte deles vive em isolamento total, sem qualquer contato com o mundo moderno.

É por esses e tantos outros motivos que os grandes homenageados da data merecem reconhecimento e respeito, não apenas no dia 19 de abril, como também em todos os outros dias.
#Educador
Ir para o topo Ir para o topo