Regulamento

Objetivo
 Incentivar a prática dos jogos de Damas, Gamão e Xadrez, entre os estudantes do 6º ao 9º anos do ensino público, dos municípios convidados.Clique aqui para ver as regras dos jogos.
Desafios
  • 1. As olimpíadas ocorrerão no segundo semestre, através de jogos entre classes do mesmo município e ano.
  • 2. Cada classe deverá enfrentar todas as demais do mesmo ano, do mesmo município em três oportunidades: na primeira as classes jogarão Damas, na segunda Gamão e na terceira Xadrez.
  • 2.1. Nos casos em que o enfrentamento de todos os anos do mesmo município não for possível, a Secretária de Educação deverá apresentar uma proposta alternativa ao IRM, antes da inscrição das classes;
  • 2.2. Existindo diferença na quantidade de alunos inscritos entre as classes do mesmo ano, os jogos poderão ser repetidos pelos alunos que jogaram anteriormente, para que não fiquem alunos sem jogar;
  • 2.3. Para que a partida tenha os efeitos desejados na formação do aluno, recomenda-se que os professores orientem suas crianças para pensarem bastante antes de cada jogada. Agindo dessa forma, o tempo de cada partida não deverá ser inferior a 10 ou 15 minutos.
  • 3. Cada Secretaria ou Coordenadoria de Educação dos municípios participantes deverá destacar um representante que ficará responsável pelas seguintes atividades:
  • 3.1. Receber as inscrições dos professores participantes e encaminhá-las ao IRM;
  • 3.2. Verificar a quantidade de tabuleiros ou conjunto de peças necessárias;
  • 3.3. Desenvolver o calendário dos jogos, divulgá-lo entre os professores participantes e tomar as providências necessárias para a realização dos jogos;
  • 3.4. Esclarecer as dúvidas das classes participantes;
  • 3.5. Entregar ao IRM, ao final de sua realização, as tabelas e súmulas dos jogos assinada pelos professores que inscreveram as classes.
  • 4. O jogo não realizado por falta de jogador terá seu resultado considerado como vitória do jogador que compareceu.
  • 5. A classificação de cada classe será determinada pela Média de Pontos Ganhos em todos os jogos disputados pela classe, a ser obtida através da divisão do total dos pontos ganhos pela quantidade de jogos realizados.
  • 6. Pontuação
  • a) Xadrez ou Damas
  • Vitória: 3 pontos
  • Empate: 1 ponto
  • Derrota: 0 ponto
  • b) Gamão
  • Vitória: 3 pontos
  • Derrota: 0 ponto
Premiação
  • 7. A classe de cada ano com maior pontuação em cada município, terá o direito de passar um dia em uma das sedes do SLIM.
  • 7.1. Será de responsabilidade do município o transporte dos alunos e a colocação de, pelo menos, um monitor para cada grupo de 10 alunos. As classes ganhadoras irão ao clube juntas e em data previamente definida pelo Instituto Rubens Meneghetti.
  • 8. A classe que mais fizer pontos em cada município será premiada também, com uma viagem à sua escolha, para um dos seguintes parques: Hopi Hari, Wet'n Wild, Castelo Park Aquático ou Thermas Walter Park (São Pedro).
  • 8.1. O prêmio mencionado inclui:
  • a) ônibus (ida e volta);
  • b) entradas para os parques em quantidade igual ao número de alunos da classe, conforme relação atualizada, acrescida do professor que inscreveu a classe e dos monitores;
  • c) guloseimas (bolacha, salgadinhos e refrigerante) para a viagem.
  • 8.2. Será de responsabilidade do professor que inscreveu a classe:
  • a) a obtenção da autorização de viagem junto aos pais ou responsáveis dos alunos; e
  • b) o monitoramento dos alunos que participarão da viagem.
  • 9. O professor responsável pela classe que mais pontuou no município, receberá o prêmio de R$ 2.400,00, caso ele não deixe de dar aula por qualquer motivo, por mais de quatro dias letivos no semestre.
  • 9.1. Para cômputo das ausências será considerado o período compreendido
     entre o início das aulas no 2º semestre e o dia 25/11/2024.
  • 9.2. O pagamento do prêmio será realizado através de depósito na conta corrente indicada pelo professor no momento da inscrição.
  • 10. Desempate
    • Havendo empate na pontuação, será vencedora a classe com a menor diferença entre a pontuação do aluno que mais pontuou e a quantidade de pontos do aluno que menos pontuou considerando as três modalidades. Não sendo possível o desempate, será concedida a premiação para ambas as classes, e o prêmio do professor será dividido entre eles.
Inscrições
  • 11. As inscrições deverão ser feitas junto ao representante destacado pela Secretaria ou Coordenadoria de Educação do município, por um dos professores da classe, mediante:
  • 11.1. Envio da relação dos alunos matriculados via e-mail para o endereço atendimento@irm.org.br, em formato DOC, ou PDF;
  • 11.2. Indicação da quantidade de monitores que acompanharão a classe, caso ela seja a vencedora; e
  • 11.3. Informação da data e o local da viagem escolhida pela classe, caso ela seja a vencedora.
  •  
  • 12. Terá sua inscrição cancelada, a critério do Instituto:
  • 12.1. A classe que não comparecer a uma ou mais partidas; ou
  • 12.2. Não entregar as tabelas e súmulas preenchidas corretamente; ou
  • 12.3. Desrespeitar, a critério do IRM, as regras de conduta durante a realização dos jogos.
Prazos
  • 13. O Cronograma para a realização das olimpíadas:
  • Atividade Prazos
    Data limite para que o IRM receba o e-mail de confirmação dos professores inscritos mediante a entrega das listas de chamada 16/02/2024
    Data limite para a solicitação de tabuleiros ou peças 05/04/2024
    Data limite para entrega ao IRM da tabela dos jogos 05/08/2024
    Período para treinamento e realização dos jogos 12/08 a 18/10/2024
    Entrega das tabelas e súmulas preenchidas corretamente 25/10/2024
    Divulgação dos vencedores 31/10/2024
    Viagem da classe vencedora 04/11 a 06/12/2024
    Importante: considerando a possibilidade de alteração do calendário escolar, as datas acima poderão sofrer modificação e, em tal caso, os professores serão comunicados.
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