Regulamento

Objetivo
Incentivar a prática dos jogos de Damas, Gamão e Xadrez entre os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino público dos municípios convidados.
Clique aqui para ver as regras dos jogos.
Desafios
  • 1. As olimpíadas ocorrerão no segundo semestre, através de jogos entre classes do mesmo município e série.
  • 2. Cada classe deverá enfrentar todas as demais da mesma série, no mesmo município, em três oportunidades: na primeira as classes jogarão Damas; na segunda, Gamão; e na terceira, Xadrez.
  • 2.1. Nos casos em que o enfrentamento de todas as séries do mesmo município não for possível, a Secretária de Educação deverá apresentar uma proposta alternativa ao IRM, antes da inscrição das classes.
  • 2.2. Existindo diferença na quantidade de alunos entre as classes da mesma série, os jogos poderão ser repetidos pelos alunos que jogaram anteriormente, para que não fiquem alunos sem jogar.
  • 2.3. Para que a partida tenha os efeitos desejados na formação do aluno, recomenda-se que os professores orientem suas crianças para pensarem bastante antes de cada jogada. Agindo dessa forma, o tempo de cada partida não deverá ser inferior a 10 ou 15 minutos.
  • 3. Cada Secretaria ou Coordenadoria de Educação dos municípios participantes deverá destacar um representante que ficará responsável pelas seguintes atividades:
  • 3.1. Receber as inscrições dos professores participantes e encaminhá-las ao IRM;
  • 3.2. Verificar a quantidade de tabuleiros ou conjunto de peças necessárias;
  • 3.3. Desenvolver o calendário dos jogos, divulgá-lo entre os professores participantes e tomar as providências necessárias para a realização dos jogos;
  • 3.4. Esclarecer as dúvidas das classes participantes;
  • 3.5. Entregar ao IRM, ao final de sua realização, as tabelas e súmulas dos jogos assinadas pelos professores que inscreveram as classes.
  • 4. O jogo não realizado por falta de jogador, terá seu resultado considerado como vitória do jogador que compareceu.
  • 5. A classificação de cada classe será determinada pela Média de Pontos Ganhos em todos os jogos disputados pela classe, a ser obtida através da divisão do total dos pontos ganhos pela quantidade de jogos realizados, que não poderá ser inferior a 90% da quantidade de alunos inscritos.
  • 6. Pontuação
  • a) Xadrez ou Damas
  • Vitória: 3 pontos
  • Empate: 1 ponto
  • Derrota: 0 ponto
  • b) Gamão
  • Vitória: 3 pontos
  • Derrota: 0 ponto
Premiação
  • 7. A classe com a maior média de pontos em cada Município será premiada com uma viagem, à sua escolha, para um dos seguintes parques: Hopi Hari, Wet’n Wild, Castelo Park Aquático ou Thermas Walter Park (São Pedro)(1).

    (1)A relação dos parques poderá sofrer alterações sem aviso prévio.
  • 8. O prêmio supra mencionado inclui:
  • 8.1. Ônibus (ida e volta); e
  • 8.2. Entradas para os parques em quantidade igual ao número de alunos da classe, conforme relação entregue no momento da inscrição, acrescida do professor que inscreveu a classe e dos monitores.
  • 8.3.      Guloseimas (bolacha, salgadinhos e refrigerante) para a viagem.
  • 9. Será de responsabilidade do professor que inscreveu a classe:
  • 9.1. A obtenção da autorização de viagem junto aos pais ou responsáveis dos alunos; e
  • 9.2. O monitoramento dos alunos que participarão da viagem.
  • 10. O professor responsável da classe premiada receberá o prêmio de R$ 1.750,00, caso ele não deixe de dar aula, por qualquer motivo, por mais de 04 dias letivos no semestre.
  • 10.1. Para computo das ausências será considerado o período compreendido
     entre o início das aulas no 2º semestre e o dia 24/11/2017.
  • 10.2. O pagamento do prêmio será realizado através de depósito na conta corrente indicada pelo professor.
  • 11. Desempate
  • Havendo empate na pontuação, será vencedora a classe com a menor diferença entre a pontuação, em todos os jogos, do aluno que mais pontuou e a quantidade de pontos do aluno que menos pontuou considerando as três modalidades. Não sendo possível o desempate, será concedida a premiação para ambas as classes, e o prêmio do professor será dividido entre eles.
Inscrições
  • 12. As inscrições deverão ser feitas junto ao representante destacado pela Secretaria ou Coordenadoria de Educação do município, através de um dos professores da classe, mediante:
  • 12.1. A entrega da relação dos alunos matriculados; e
  • 12.2. Indicação da quantidade de monitores que acompanharão a classe, caso ela seja a vencedora; e
  • 12.3. Informação da data e o local da viagem escolhida pela classe, caso ela seja a vencedora.
  • 13. Terá sua inscrição cancelada, a critério do Instituto:
  • 13.1. A classe que não comparecer a uma ou mais partidas; ou
  • 13.2. Não entregar as tabelas e súmulas preenchidas corretamente; ou
  • 13.3. Desrespeitar, a critério do IRM, as regras de conduta durante a realização dos jogos.
Prazos
Atividade Prazo 
Data limite para que o IRM receba a confirmação dos professores inscritos mediante a entrega das listas de chamada 04/08/2017
Data limite para a solicitação de tabuleiros ou peças 04/08/2017
Data limite para a entrega ao IRM da tabela dos jogos 04/08/2017
Período para treinamento e realização dos jogos 05/08 a 17/10/2017
Entrega das tabelas e súmulas preenchidas corretamente 23/10/2017
Divulgação dos vencedores 06/11/2017
Viagem da classe vencedora 07/11 à 01/12/2017


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